Segundo o parlamentar um dos objetivos é homenagear o Padre Antônio Vieira que atuou como defensor dos jumentos no Brasil |
Se o texto for aprovado, a comemoração ocorrerá em 13 de maio e passará a constar do Calendário Oficial. O parlamentar ainda ressalta que já existe o Dia Mundial do Jumento, celebrado no dia 8 de maio.
Segundo Studart, o projeto tem dois objetivos:
1️⃣ Homenagear o Padre Antônio Vieira (foto 2), que atuou como defensor dos jumentos no Brasil. O religioso é autor do livro "O Jumento, Nosso Irmão" e chegou a enviar carta ao então presidente Fernando Henrique Cardoso, solicitando a instituição da data. O pedido nunca foi atendido.
2️⃣ Sensibilizar a população sobre a importância de proteger os jumentos. Segundo Célio, a espécie corre risco de extinção e sofre com transporte irregular, confinamento e abate para exportação de sua pele, maus tratos, privação de água e de cuidados veterinários.
"Tendo em vista a imensa relevância dessa matéria, e mais, a necessidade de conscientizar a população quanto à proteção dessa espécie tão importante para o Brasil e tão negligenciada, gostaria de fazer um apelo aos nobres colegas para a rápida aprovação do projeto", pediu o parlamentar cearense.
(Fotos: Reprodução/Câmara Legislativa e Reprodução/Internet)
*J.Jangadeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário