Estudantes conquistam doze medalhas na OBA e MOBFOG (Foto: reprodução/arquivo pessoal) |
A Escola Municipal Chico Mundoca em Martinópole Ceará, comemora mais um grande feito dos seus estudantes. Eles conquistaram medalhas de ouro nas Olímpiadas MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) e OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) referentes ao ano de 2022.
LEIA TAMBÉM: Aluno de Martinópole conquista medalha de ouro em Olimpíada de Matemática
De pequenos brilhantes a grandes talentos, a 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) reuniu jovens e crianças de escolas particulares e públicas de todo o Brasil. O concurso é promovido pela Sociedade Astronômica Brasileira (SBA), Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação,
OBA - MEDALHISTAS (OURO):
Marcela Batista e Yuri Dourado |
OBA - MEDALHISTAS (PRATA):
Francisca Thais, Francisca Layane, Sophia Layla, Francisca Kevila, Ana Maria Cabral,
MOBFOG – MEDALHISTAS (OURO):
Isabela Raquel, Francisca Taynara, Francisco Anderson, Francisco Natanael, e Mateus Sousa. |
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A
OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou
privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de
alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.
Podem
participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até
alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem
participar alunos do ensino superior.
Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
A olimpíada é dividida em quatro fases, onde as três primeiras são para alunos do ensino fundamental e a última para alunos do ensino médio. Os melhores classificados na OBA representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2023. E os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que ocorrem em São José dos Campos (SP), onde os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.
Mostra Brasileira de Foguetes
Organizada pela OBA, a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Realizada tradicionalmente nas escolas, contará, assim como foi no ano passado, com a opção online, que possibilita o desenvolvimento e lançamento de foguete virtual por meio de uma plataforma.
A MOBFOG tem quatro níveis e é voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país. Os foguetes devem ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe. Após o dia 20 de maio (data da prova da OBA), a escola deverá informar os alcances dos foguetes junto aos os nomes dos participantes previamente inscritos. No final, todos, incluindo professores e diretores, recebem um certificado e os estudantes que alcançarem os melhores resultados receberão medalhas. Os resultados serão obtidos por meio das distâncias medidas ao longo da horizontal entre a base de lançamento e o local de chegada dos foguetes.
Saiba mais clicando AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário